Foto: Rodrigo Nenê (Diário)
O aviso hidrometeorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) na tarde desta segunda-feira chama a atenção para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul.
O boletim destaca que a passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão que gira dentro do continente pode provocar ventania e chuvas fortes no Estado.
Na noite desta segunda e na madrugada desta terça-feira, espera-se o avanço de áreas de instabilidade da fronteira com o Uruguai para Oeste, Campanha, Noroeste, parte do Centro e no Sul.
Até o período da manhã de terça-feira, a chuva deve chegar ao leste e norte. Em alguns pontos pode haver chuva e fortes rajadas.
VÍDEO: buracos voltam a proliferar depois da chuva em Santa Maria
Ao longo do dia, chove pouco, mas o vento sopra forte, sobretudo no litoral com o ingresso do ar frio e da baixa pressão atmosférica.
A chuva, em termos de volume, deve ser mais forte a partir de quinta-feira (23/5), mas o estado é de atenção até quarta-feira, especialmente diante da possibilidade de ventanias.
CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS
A condição hidrológica atual é de níveis dos rios em declínio ou estáveis nos pontos monitorados. Em razão dos volumes ocorridos no Estado nos últimos 15 dias, as cotas medidas no baixo Uruguai e baixo Jacuí ainda estão elevadas, embora em declínio.
Em função da previsão de chuva, a expectativa é que haja resposta hidrológica a partir da metade da semana com destaque para as bacias do Caí, Camaquã e Baixo Jacuí, além de potencial para danos em escala de sub-bacia.
Os meteorologistas indicam, no momento, condição hidrológica de atenção em função dos pontos com cotas elevadas (baixo Jacuí e baixo Uruguai) e para as demais bacias do Estado em função de possível resposta em razão de volumes localizados.
*Com informações do Governo do Estado